sexta-feira, 24 de abril de 2009

PinholeDay Fortaleza

O Instituto de Fotografia do Ceará - IFoto e o Projeto Serviluz Sem Fronteiras com o seu Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz realiza o Pinholeday Fortaleza pelo segundo ano consecutivo, desta vez com o tema “CIDADE FUGAZ”. O Pinhole Day é um evento de abrangência internacional, criado para promover e celebrar a fotografia pinhole. Todo ano, no último domingo de abril, milhares de pessoas se mobilizam ao redor do mundo para produzir imagens utilizando esta técnica artesanal e depois publicam o material na Internet.
Inspirada nisso, em 2008 o IFoto lançou o Pinholeday Fortaleza, para organizar e facilitar o envolvimento do público cearense nesta iniciativa.
Esse ano o Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz lança o tema "CIDADE FUGAZ" para uma reflexão do Pinhole Day.
Em um tempo em que as cidades são tomadas por movimentos rápidos induzindo relações fugazes, sem espaços de intimidade, com conseqüências que conhecemos de degradação da qualidade de vida, No Bairro Serviluz, visto na sua extensão enquanto bairro, revela lugares e hábitos que nos lembram que outro modo de vida ainda é possível. Navegando ao lado do mar, adentrando caminhos às margens das grandes empresas ou caminhando por ruas e becos do bairro, podemos viajar na memória do tempo, com a sensação de pertencimento, e sentimos as nossas raízes, revivemos os nossos mitos e nossas heranças.

Com base nessa reflexão, O Coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz coloca no foco de suas oficinas abertas ao público participante, que o tempo de captura de cada imagem seja um momento de reflexão e comunhão por uma Cidade transcendente no tempo e no espaço e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de ações voltadas para a arte, a educação, a cidadania, a preservação do patrimônio cultural e a economia solidária, sendo sua característica principal o forte envolvimento da comunidade.


Programação:
Encontro para o bate papo em frente ao Antigo Farol às 08:30.
Oficinas de Fotografia ao ar livrer com a metodologia Olhar Ser-Ver-Luz.
Exposição do coletivo Fotográfico Olhar Ser-Ver-Luz - Foto Varal
Continuando com uma mesa redonda sobre Fotografia, Antropologia Visual e Artes Visuais.
Logo depois começa o Passeio Fotográfico pelo bairro com o Núcleo de turismo Comunitário do Serviluz.

Sede do Serviluz Sem Fronteiras:

Rua Leite Barbosa, 1042, em frente ao titanzinho.

Contatos:
Elitiel Guedes: 8747-6972
Maira: 8820-9123
Robson: 8842-1137
Alexandre: 8737-2463

0 comentários:

Postar um comentário