terça-feira, 11 de agosto de 2009

Serviluz deve se tornar um território da paz

A Prefeitura de Fortaleza vai pedir ao Ministério da Justiça que o Serviluz seja incluído nas ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Governo Federal (Pronasci). Caso a União aceite, a área se tornará mais um Território da Paz do programa, denominação usada pelo Estado para designar espaços urbanos que demandam uma atenção especial do Pronasci. Em Fortaleza, por enquanto, apenas o Bom Jardim recebeu esta denominação e, além do Serviluz, o Pirambu também espera por este reconhecimento.

O pedido que a Prefeitura fará ao Ministério foi articulado pelo vereador Guilherme a partir de reuniões que o parlamentar participou com ongs daquela região da cidade. Guilherme levou o chefe da Guarda Municipal e coordenador do Pronasci em Fortaleza, Arimá Rocha, para conhecer as associações comunitárias que atuam na área, realizando cursos e oficinas com os jovens em diversas áreas, desde aulas de surfe, esporte característico do bairro litorâneo, assim como ações de qualificação profissional.

Segundo o vereador, os moradores do Serviluz se ressentem de a área ser muito relacionada à criminalidade, imagem que deixa para trás trajetórias de sucesso como a de Tita Tavares, campeã mundial de surfe, André Nogueira, técnico em informática que implantou o projeto Titãnzinho Digital e do Fera, que montou uma escolinha de surfe no bairro.

Ainda de acordo com Guilherme, o Serviluz, a partir do pedido encaminhado pela Prefeitura ao Pronasci, deve ser contemplado com três programas do Pronasci: Mães que Protegem (que trabalham com jovens que cometeram infrações e estão em processo de recuperação), um outro de inclusão digital e um terceiro que dá incentivos financeiros aos projetos que já estão sendo desenvolvidos na área.

Estão sendo feitos diagnósticos de todos os dados do bairro para serem enviados ao Ministério da Justiça para aprovação.

SOBRE O PRONASCI

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, Pronasci marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovem de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

Na foto, a turma do Serviluz Sem Fronteiras, associação que trabalha com jovens do bairro.

Para conhecer mais as ações do Mandato Popular e apresentar seu projeto ao mandato fale com Cristiane 8886 4285 ou Renato 8899 8497.
Fonte: http://www.guilhermesampaio.com.br

0 comentários:

Postar um comentário